top of page
  • Foto do escritorRafaela Ussier

Você sabe o que é Psicoterapia?

Atualizado: 8 de out. de 2021

“A psicoterapia pode te ajudar a se desligar do sofrimento desnecessário

e a lidar com aquele que é inevitável” Carl Gustav Jung


A psicoterapia é um processo de autocuidado intenso e complexo, que contribui para o autoconhecimento. Focada em auxiliar indivíduos, casais ou grupos de pessoas na resolução ou acompanhamento de questões emocionais, a psicoterapia é uma prática reconhecidamente efetiva. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas para lidar com as questões psicológicas e emocionais a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar.


Além disso, pode contribuir também para períodos específicos como processos de luto, separações, transições de carreira, entre outros. Jung já colocava a importância desse processo ao dizer que a psicoterapia é um espaço onde é possível ‘se desligar do sofrimento desnecessário e a lidar com aquele que é inevitável’. Aqui é importante destacar que a psicoterapia é um PROCESSO e como tal demanda tempo. E estar neste processo demanda comprometimento pessoal, envolvimento e disposição interna.


A psicoterapia contribui para que a pessoa entre em contato e perceba suas próprias questões, seus conflitos e inseguranças, e através do autoconhecimento possa analisá-las e resolvê-las. Nesse sentido, o psicólogo vai atuar como um intermediário entre o indivíduo e sua mente, como um facilitador para que a pessoa entre em contato com seus conteúdos mais internos e profundos, dando suporte e segurança para tal. A terapia sempre terá como objetivo que o paciente encontre uma maneira equilibrada de enxergar a vida e solucionar suas aflições.


O processo de psicoterapia é uma ferramenta muito importante para auxiliar na organização da sua própria vida, partindo da ampliação de consciência passamos a compreender melhor nossa forma de estar no mundo, nossos sentimentos. Temos mais consciência de quando sentimos raiva com determinadas situações ou porque determinadas coisas nos deixam tristes. Ou seja, psicoterapia nos permite entrar em contato com nosso íntimo e nos dá ferramentas para lidar melhor com as questões e conflitos que surgem em nossa vida. Isso não significa que a pessoa que está num processo analítico, na psicoterapia, nunca mais terá problemas na vida. Significa, no entanto, que os problemas que surgirem serão conduzidos de maneira mais racional trazendo, portanto, soluções eficazes.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao processo terapêutico ou gostaria de agendar uma consulta, me coloco à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e auxiliá-lo na busca por uma vida mais feliz.


E você, já fez psicoterapia?

Me conte o que acha deste processo, até mais!



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ARQUÉTIPOS

Comments


©ajunguiana™
©ajunguiana™
bottom of page