top of page
  • Foto do escritorRafaela Ussier

Acaso ou Coincidência?

Atualizado: 22 de nov. de 2021


Por que quando penso em alguém essa pessoa me liga?

É normal eu pensar em alguma coisa e essa coisa acontecer?


Você é daquelas pessoas que acreditam em destino, coincidências, ou acha que as coisas que acontecem são mero acaso? Nós costumamos chamar de coincidência, aquelas situações onde "por acaso" um fato relacionado ao outro acontece ao mesmo tempo ou em sequência. Por exemplo, quando eu estou pensando em uma pessoa e ela me liga no instante seguinte. Pensando sobre essas as questões, sobre eventos que acontecem de forma sincrônica, com situações interessantes que acabam relacionadas sem um motivo aparente, Jung formulou o termo SINCRONICIDADE.


Dessa forma, nós sabemos que pode haver relações diretas e causais entre fenômenos físicos e psicológicos que aparentemente estariam desconectados. É um princípio de conexão psicofísica onde tempo e espaço parecem existir apenas numa continuidade, onde um evento do mundo exterior coincide significativamente com um estado mental. É portanto, um fenômeno envolvendo significativamente estados mentais psicológicos entre dois ou mais indivíduos.



Mas afinal, o que é sincronicidade?


  • É um evento do mundo exterior que coincide significativamente com um estado psicológico ou vice-versa.

  • Tem relação direta e causal entre fenômenos físicos e psicológicos aparentemente desconectados.

  • Diferente do acaso ou da coincidência, é atemporal, acausal e aespacial.

  • O acontecimento tem peso relevante e significativo para aqueles que o vivenciam.

  • É a simultaneidade de um estado psíquico com um ou vários acontecimentos que aparecem como paralelos e significativos.


E você, já passou por alguma situação parecida? Muitas vezes quando passamos por uma situação assim, ficamos na dúvida se realmente foi uma coincidência ou um mero acaso, mas todos temos experiências neste sentido. É interessante notar estes fatos sincrônicos acontecendo em nossas vidas, principalmente depois que damos mais atenção à eles. Espero que este texto ajude na reflexão, sendo apenas uma breve exposição de um tema muito complexo e profundo.


Fico à disposição para trocarmos mais sobre o assunto. Abraços e até a próxima!

Psicóloga Rafaela Ussier

CRP 06/119822

o que é sincronicidade


Posts recentes

Ver tudo

Comments


©ajunguiana™
©ajunguiana™
bottom of page