Acaso ou CoincidĂȘncia?
- Rafaela Ussier
- 4 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2021
Por que quando penso em alguém essa pessoa me liga?
Ă normal eu pensar em alguma coisa e essa coisa acontecer?
VocĂȘ Ă© daquelas pessoas que acreditam em destino, coincidĂȘncias, ou acha que as coisas que acontecem sĂŁo mero acaso? NĂłs costumamos chamar de coincidĂȘncia, aquelas situaçÔes onde "por acaso" um fato relacionado ao outro acontece ao mesmo tempo ou em sequĂȘncia. Por exemplo, quando eu estou pensando em uma pessoa e ela me liga no instante seguinte. Pensando sobre essas as questĂ”es, sobre eventos que acontecem de forma sincrĂŽnica, com situaçÔes interessantes que acabam relacionadas sem um motivo aparente, Jung formulou o termo SINCRONICIDADE.
Dessa forma, nĂłs sabemos que pode haver relaçÔes diretas e causais entre fenĂŽmenos fĂsicos e psicolĂłgicos que aparentemente estariam desconectados. Ă um princĂpio de conexĂŁo psicofĂsica onde tempo e espaço parecem existir apenas numa continuidade, onde um evento do mundo exterior coincide significativamente com um estado mental. Ă portanto, um fenĂŽmeno envolvendo significativamente estados mentais psicolĂłgicos entre dois ou mais indivĂduos.
Mas afinal, o que Ă© sincronicidade?
Ă um evento do mundo exterior que coincide significativamente com um estado psicolĂłgico ou vice-versa.
Tem relação direta e causal entre fenĂŽmenos fĂsicos e psicolĂłgicos aparentemente desconectados.
Diferente do acaso ou da coincidĂȘncia, Ă© atemporal, acausal e aespacial.
O acontecimento tem peso relevante e significativo para aqueles que o vivenciam.
Ă a simultaneidade de um estado psĂquico com um ou vĂĄrios acontecimentos que aparecem como paralelos e significativos.
E vocĂȘ, jĂĄ passou por alguma situação parecida? Muitas vezes quando passamos por uma situação assim, ficamos na dĂșvida se realmente foi uma coincidĂȘncia ou um mero acaso, mas todos temos experiĂȘncias neste sentido. Ă interessante notar estes fatos sincrĂŽnicos acontecendo em nossas vidas, principalmente depois que damos mais atenção Ă eles. Espero que este texto ajude na reflexĂŁo, sendo apenas uma breve exposição de um tema muito complexo e profundo.
Fico à disposição para trocarmos mais sobre o assunto. Abraços e até a próxima!
PsicĂłloga Rafaela Ussier
CRP 06/119822

