top of page
  • Foto do escritorRafaela Ussier

Como funciona a psicoterapia online?

Atualizado: 8 de out. de 2021

Psicoterapia online


Neste período peculiar que estamos vivendo, muitas práticas e atividades tiveram que se reinventar no seu formato. Entre elas a psicoterapia, que precisou encontrar um novo formato para continuar acontecendo mesmo com o distanciamento social necessário. Assim, muitas pessoas se questionam:


Como funciona a psicoterapia online?

A terapia online funciona?

Qual a diferença entre psicoterapia presencial e online?

Dá pra faze terapia por whatsapp?


Mesmo antes da pandemia, a psicoterapia online já era uma prática existente, porém não tão comum quanto neste período. A psicoterapia online é regulamentada pelo Conselho de Psicologia desde 2012, através da Resolução CFP nº 11/2012, e foi atualizada em 2018 pela Resolução CFP nº 11/2018, que trata sobre atendimento psicológico on-line e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma ampliou as possibilidades de oferta de serviços de psicologia mediados pelas novas tecnologias, mantendo as exigências previstas no código de ética da profissão e vinculado ao cadastro individual e orientação do profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia.


Graças aos avanços das tecnologias, hoje temos a possibilidade de realizar a psicoterapia online , através de videochamadas em plataformas online (ou seja, hoje as pessoas podem ter acesso a psicoterapia por whatsapp, zoom, skype, entre outras opções…). Esse formato de atendimento online tem ajudado muitas pessoas a conseguirem atendimento psicológico de qualidade e com segurança.


O que eu preciso para fazer psicoterapia online?


O primeiro passo é buscar um profissional qualificado, que ofereça um serviço ético e comprometido. Após encontrar a psicóloga ou psicólogo de sua preferência, é importante que você tenha um aparelho celular ou computador com bom acesso a internet e esteja em um ambiente confortável e com privacidade, onde você possa estar sozinho para conversar com tranquilidade e liberdade. Buscar ajuda é um passo importante para o cuidado com a saúde mental e cada vez mais as pessoas tem encontrado neste processo amparo para lidar com períodos delicados e de crise. Caso você tenha interesse, você pode agendar uma sessão de psicoterapia online comigo por aqui.


O que você pensa sobre estas novas tecnologias?

Deixe seu comentário, até a próxima!




Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


©ajunguiana™
©ajunguiana™
bottom of page