top of page
  • Foto do escritorRafaela Ussier

Principais dúvidas sobre Psicoterapia

Atualizado: 31 de mai. de 2023


Imagino que em algum momento você já tenha se deparado com alguma dúvida na hora de buscar um psicólogo ou iniciar um processo psicoterapêutico. As dúvidas são muito comuns para quem está procurando psicoterapia pela primeira vez. Por onde começar? Como encontrar um psicólogo? Como escolher a abordagem da psicoterapia? Como funciona o processo de psicoterapia? Neste artigo espero ajudá-los a esclarecer estas e outras questões, facilitando assim o seu caminho em busca do autocuidado.

A psicoterapia, ou o processo terapêutico, ou ainda a análise, é um processo de autocuidado e autoconhecimento centrado na saúde mental da pessoa. Este processo tem início no momento em que você decide começar a psicoterapia e busca um profissional de psicologia para tal. É importante que este movimento parta da própria pessoa, uma vez que ela é a principal envolvida e interessada no processo terapêutico e deverá estar verdadeiramente engajada nele. Assim que você toma essa decisão de buscar a psicoterapia, o próximo passo é escolher a psicóloga ou o psicólogo que melhor se encaixe no que você procura.


Como encontrar um psicólogo? Qual psicólogo escolher?

Como saber a abordagem do psicólogo?

Todos os psicólogos são iguais?

E se eu não gostar da abordagem do psicólogo que eu escolhi?


Dentro da psicologia existem várias abordagens, diferentes linhas teóricas da psicologia, que na prática da psicoterapia são diferentes. Por isso, a escolha do psicólogo é uma dúvida muito frequente e é comum que você que esteja buscando psicoterapia se sinta um pouco perdido, afinal, são muitas opções. Por existirem muitas abordagens, é importante conhecer um pouco da diferença entre as linhas de psicoterapia para que sua escolha seja mais certeira. As abordagens psicológicas são técnicas, pautadas em teorias, que cada profissional utiliza na sua atuação. As principais linhas teóricas da psicologia são a Psicologia Analítica, a Psicanálise, a Terapia Cognitiva Comportamental, a Gestalt Terapia e o Existencialismo, além de outras. Cada uma delas vai propor uma técnica de atuação diferente e vão definir a base do processo de análise.


Porém, sempre destaco que as técnicas e teorias são instrumentos importantes, mas o mais importante nessa relação sempre será o próprio profissional com sua particularidade, seu jeito singular, sua própria postura e disposição frente ao cliente. Ou seja, as abordagens e linhas são como instrumentos de trabalho, e o psicólogo ou psicóloga escolhem aquele que melhor se encaixa naquilo que pretende fazer. Assim, entendo que todas as técnicas são válidas e eficazes para a prática da psicoterapia, a diferença é a maneira como o psicólogo irá conduzir as sessões. Vale lembrar que na primeira sessão o psicólogo poderá explicar todas as informações referentes ao método que ele utiliza e tirar as dúvidas sobre a psicoterapia.



Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana - Carl Gustav Jung


Portanto, a psicóloga mais adequada para você é aquela na qual você sentir confiança no trabalho. É interessante que quem esteja buscando uma psicóloga leia a seu respeito, conheça seu trabalho, seu perfil profissional, seu currículo com as especialidades e experiências. Isso porque será o primeiro contato que o cliente terá com o profissional, sendo muito importante certificar-se da sua formação e competência. Lembre-se que o psicólogo é o profissional para quem você falará sobre as suas aflições e angústias. Portanto, é fundamental que seja uma pessoa que você se identifique e se sinto confortável. Além disso, tudo o que for conversado durante o atendimento ficará somente entre psicólogo e você, pois o sigilo é fundamental para o processo terapêutico e é uma regra básica a ser exercida.


Como funciona a psicoterapia?

O que esperar do processo analítico?

Para que fazer terapia?

Quando devo procurar por ajuda de um profissional?


Ao iniciar uma terapia nem sempre temos claro aquilo que buscamos. Não há uma regra sobre o momento certo para procurar ajuda psicológica, ou para iniciar um processo de autoconhecimento. Existem situações onde é preciso buscar ajuda de um profissional, mas você também pode agendar uma consulta com um psicólogo a qualquer momento de sua vida, basta que você se sinto confortável para isso.

Muitas pessoas imaginam que para procurar um psicólogo é preciso estar passando por uma crise ou um problema grave, mas isso não é verdade. Não é necessário que você esteja com algum problema para buscar ajuda de uma psicóloga. Ou seja, não existe uma regra sobre o momento ideal para começar a psicoterapia. No início, o projeto terapêutico é elaborado com base na queixa inicial do cliente, mas ao longo do processo essa queixa pode ir se modificando ou até mesmo deixar de existir (o que é muito comum) o que não significa necessariamente que a análise tenha se encerrado. Pelo contrário, muitas vezes é neste momento em que a pessoa realmente começa a entrar em contato consigo mesma, num aprofundamento em direção ao autoconhecimento.


Dessa forma, não existe uma regra para todas as pessoas pois não somos iguais e cada processo é um processo muito singular. Quando alguém procura um psicólogo, as dúvidas, os traumas, os sofrimentos também não são iguais e, por isso, é essencial um atendimento personalizado para cada cliente. O principal no processo psicoterapêutico é que você se sinta seguro, confortável e acolhido para se abrir, com a certeza que as suas aflições serão, de fato, resolvidas. Caso você ainda tem alguma dúvida sobre psicoterapia ou processo terapêutico, sobre qual psicólogo escolher, sobre como agendar a consulta psicológica ou sobre clínica de psicologia de maneira geral, fico à disposição para auxiliá-lo nessa busca.


Você pode me contatar pelo e-mail (rafaelaussier@gmail.com) ou através de mensagem por este canal.

E saiba que você já deu um grande passo para chegar até aqui!



Posts recentes

Ver tudo

ARQUÉTIPOS

Comments


©ajunguiana™
©ajunguiana™
bottom of page