top of page
  • Foto do escritorRafaela Ussier

Quando procurar Psicoterapia?

Atualizado: 8 de out. de 2021

Como entender os sinais para pedir ajuda

Em diversos momentos você pode buscar ajuda de um profissional para lidar com estes desafios da vida, seja para o cuidado com a saúde mental ou em busca de autoconhecimento e crescimento pessoal. A psicoterapia tem como objetivo a promoção da saúde mental e do bem estar, mas também está relacionada ao cuidado de adoecimentos e transtornos, com questões de ansiedade, depressão, estresse, entre outras vivências que podem ser difíceis de lidar, como momentos de crise ou grandes mudanças de vida. Saber quando buscar ajuda de um profissional da área é essencial para sua saúde, física e mental.


Veja os principais sinais para pedir ajuda:

  • Sintomas físicos; (falta de ar, dores no peito, insônia, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares, dor de barriga...)

  • Sensação de não pertencimento;

  • Sintomas somáticos interferindo no cotidiano (dificuldade de concentração, dificuldade de relacionamentos, sensação de baixa energia,

  • Dificuldades nos relacionamentos.

  • Vida que não segue após trauma ou perda.

  • Desinteresse pelas coisas que gostava de fazer.


Caso você perceba um ou mais destes sinais, é importante procurar por ajuda. Através do psicólogo, profissional qualificado para atuar nesta área, a psicoterapia pode ajudar no cuidado da saúde mental com o objetivo de contribuir com o indivíduo no seu processo de autocuidado e autoconhecimento. A partir de uma avaliação do caso, o psicólogo propõe um processo de cuidado centrado na pessoa e em sua saúde mental. Além disso, parte do processo está em desenvolver o autoconhecimento, assim o indivíduo terá ferramentas para lidar com quaisquer situações do dia-a-dia, para conduzir e entender melhor as suas próprias aflições, além de ser capaz de viver uma vida mais leve e feliz.


Para mais informações e outras dúvidas sobre como começar terapia, como escolher um psicólogo ou qual linha de psicoterapia optar, você pode acessar este artigo sobre o assunto. Lembrando que procurar informações sobre aceitar ajuda de um profissional para cuidar da saúde mental é um grande passo. Caso precise, fico à disposição através deste canal e das redes sociais @ajunguiana.


Até a próxima, abraços!






36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


©ajunguiana™
©ajunguiana™
bottom of page