top of page

Análise de sonhos

  • Foto do escritor: Rafaela Ussier
    Rafaela Ussier
  • 24 de mar.
  • 2 min de leitura

Os sonhos nos acompanham por toda a nossa existência, desde que nós nos conhecemos como sociedade. Algumas pessoas lembram com clareza das cenas e enredos enquanto outras têm uma vaga impressão de sonhar.

É comum surgirem questionamentos em torno deste tema: 


Como interpretar os sonhos?

Existe uma regra ou um manual?


Diferente da psicanálise, que propõe a interpretação dos sonhos com base no que Freud postulou em suas teorias, a Psicologia Analítica busca ampliar os símbolos que aparecem nos conteúdos do sonho. Jung não nega a prática de interpretação dos sonhos, mas considera que o tipo de análise dos sonhos realizada por Freud era muito restritiva e excessivamente voltada para a sexualidade. Para Jung, a análise do sonho não deve ser interpretada por regras fixas ou manuais, mas sim através da ótica do indivíduo sonhador, considerando o contexto, as vivências assim como o mundo interno. Ou seja, não existe um dicionário dos sonhos que vá conseguir interpretar toda a complexidade do símbolo no sonho específico de um indivíduo. 


Mulher dormindo - interpretação dos sonhos
Mulher dormindo - interpretação dos sonhos

As imagens e personagens aparecem como um conteúdo simbólico, representantes de conteúdos psíquicos inconscientes daquele indivíduo específico, considerando suas particularidades e suas próprias percepções sobre as imagens e enredos. Da mesma forma, os sonhos também abrangem aspectos mais coletivos, tendo a capacidade de manifestar imagens arquetípicas e conteúdos do inconsciente coletivo, que surgem de forma involuntária e espontânea.


É muito comum símbolos fortes e arquetípicos aparecerem nos sonhos, muitas vezes com frequência, repetindo a imagem e intrigando o sonhador. Como por exemplo a imagem da cobra, da serpente, que comumente aparece nos sonhos de diversas pessoas das mais varias regiões e culturas. O que leva a indagações como:


O que significa sonhar com cobra? 

Sonhar com cobra é sinal de morte?

Serpente azul
Serpente azul

O sonho traz em si muitos símbolos, sendo comum ocorrerem sonhos repetidos ou com a mesma imagem em períodos específicos. A simbologia da cobra, ou da serpente, pode ser interpretada através de diversas fontes que coexistem no inconsciente coletivo. Como por exemplo, a cobra representa o ciclo da vida, início e fim, morte e nascimento, o remédio e a cura. Muitas vezes a cobra é associada ao símbolo da morte por ser um animal peçonhento e também por estar no inconsciente coletivo como uma imagem mais relacionada a sombra, a conteúdos que não estão expressos na consciência. Muitas vezes, sonhar com cobra ou serpente também estará conectada com o símbolo da sexualidade, da tentação material, da sensualidade e da fertilidade. Ou seja, como dito acima, para termos uma ideia profunda do que significa sonhar com cobra ou serpente precisaremos saber sobre a realidade do sonhador, sua história, trajetória, seu momento atual, suas dores e conflitos. Assim, os sonhos nos trazem repertórios e conteúdos profundos do nosso inconsciente, não sendo possível fazer uma interpretação rasa e genérica de algo tão complexo como a psique humana.


Para mais conteúdos sobre sonhos, acesse aqui @ajunguiana

Fico à disposição, até a próxima!

Psicóloga Rafaela Ussier

CRP 06/119822



Comentários


©ajunguiana™
WhatsApp - Rafaela Ussier
bottom of page